Entrevista


É o procedimento clássico de apuração de informações em jornalismo. É uma expansão da consulta às fontes, objetivando, geralmente, a coleta de interpretações e a reconstituição de fatos.
Tipos de Entrevista
a- RITUAL- É geralmente breve;
b- TEMÁTICA- Aborda um tema;
c- TESTEMUNHAL- Trata-se do relato do entrevistado sobre algo que ele participou ou que assistiu.
d- EM PROFUNDIDADE- O objetivo da entrevista, ai, não é um tema particular ou um acontecimento específico, mas a figura do entrevistado, a representação do mundo que ele constrói.


(Fonte: LAGE, nilson. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. 4ª edição, Rio de Janeiro, 2004.)


Exemplo:


José Serra, candidato a presidência.
(Fonte: olhojandirense.wordpress.com)

José Serra é entrevistado pelo Jornal Nacional

 

O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, foi entrevistado ao vivo nesta quarta-feira (11) no Jornal Nacional pelos apresentadores William Bonner e Fátima Bernardes. As candidatas Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV) já foram ouvidas na segunda (9) e terça (10), respectivamente. A ordem das entrevistas foi definida em sorteio. Veja ao lado a íntegra, em vídeo, da entrevista com José Serra. Ele respondeu a perguntas dos entrevistadores durante 12 minutos. Abaixo, leia a transcrição das perguntas e respostas.

William Bonner: Nesta semana, o Jornal Nacional entrevista os principais candidatos à Presidência sobre questões polêmicas das candidaturas e sobre ações desses candidatos à frente de cargos públicos. Nas próximas semanas, o Bom Dia Brasil e o Jornal da Globo farão o mesmo. O sorteio, acompanhado por assessores dos partidos, determinou que hoje nós recebamos, aqui na bancada, José Serra, do PSDB. Boa noite, candidato.
José Serra: Boa noite, William.
William Bonner: A entrevista vai durar 12 minutos, e o tempo começa a ser contado a partir de agora. Candidato, desde o início desta campanha, o senhor tem procurado evitar críticas ao presidente Lula. O senhor acha que... E em alguns casos fez até elogios a ele... o senhor acha que essa é a postura que o eleitor espera de um candidato da oposição?
José Serra: Olha, o Lula não é candidato a presidente. O Lula, a partir de 1º de janeiro, não vai ser mais presidente da República. Quem estiver lá vai ter de conduzir o Brasil. Não há presidente que possa governar na garupa, ouvindo terceiros ou sendo monitorado por terceiros. Eu estou focado no futuro. Hoje tem problemas e tem coisas boas. O que nós temos que fazer? Reforçar aquilo que está bem e corrigir e poder melhorar aquilo que não andou direito. É por isso que eu tenho enfatizado sempre que o Brasil precisa e que o Brasil pode mais. Onde? Na área da saúde, na área da segurança, na área da educação, inclusive do ensino profissionalizante. Meu foco não é o Lula. Ele não está concorrendo comigo.
William Bonner: Entendo. Agora, candidato, o senhor avalia o risco que o senhor corre de essa sua postura ser interpretada como um receio de ter que enfrentar a popularidade alta do presidente Lula?
José Serra: Não, não vejo por quê. Eu acho que as pessoas estão preocupadas com o futuro, né? Quem vai tocar o Brasil, quem tem mais condições de poder tocar o Brasil para a frente, que não é uma tarefa fácil. Inclusive de pegar aqueles problemas que hoje a população considera como os mais críticos e resolvê-los. Dou como exemplo, novamente, entre outros, a questão da saúde. Então, o importante agora é isso. E as pessoas estão nisso. O governo Lula fez coisas positivas, né? Outras coisas, deixou de fazer. A discussão não é o Lula. A discussão é o que vem para a frente, tá certo? Os problemas do Brasil de hoje e o que tem por diante.
(<http://g1.globo.com/especiais/eleicoes-2010/noticia/2010/08/jose-serra-e-entrevistado-pelo-jornal-nacional.html>. - Atualizado em





0 comentários: